A Prefeitura de Jericó, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde de terça-feira, 15, o 1º Encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), do Selo Unicef de Jericó, edição 2021-2024, no Centro de Convivência.
A implantação do NUCA faz parte da metodologia do selo Unicef, para ajudar a garantir a participação de meninos e meninas nas políticas públicas e melhores condições de vida como saúde, educação, esporte e lazer às crianças e adolescentes do município.
O grupo é composto por jovens de 12 a 18 anos, e atualmente conta com dezesseis adolescentes de diversas raças, etnias, gêneros e crenças, que buscam participar de um espaço democrático de exercício da cidadania e discutir questões para o desenvolvimento dos seus direitos junto às autoridades.
A estratégia é envolver esses jovens pelos próximos anos em assuntos de relevância, principalmente que envolvam as necessidades desses adolescentes. "O Nuca é a possibilidade que nós encontramos de dialogar diretamente com essa comunidade. A gente acredita que tudo que é construído precisamos ouvir os envolvidos, então nada melhor do que a criança e o adolescente para falar os seus anseios e o que esperam do município", enfatiza Mayara, articuladora do Selo Unicef em Jericó.
O NUCA tem como mobilizador um jovem, que busca trazer e ter proximidade com os jovens, para que assim conversem de igual para igual. "Estamos juntos nessa missão. Tenho certeza que a prefeitura de Jericó vai contribuir muito com o NUCA e aderir ao selo Unicef, pois são caminhos para ajudarmos outras crianças e adolescentes a serem protagonistas onde vivem", comenta Alisson Rangel, mobilizador do projeto.