A Prefeitura Municipal de Jericó por meio da secretaria municipal de Saúde deu início neste sábado (22), a vacinação contra a Covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos de idade e que apresentam comordidades, como: diabetes mellitus, insuficiência cardíaca, miocardia, doenças dos grandes vasos, arritmia, entre outros. Com isso, foram vacinadas 30 crianças e o ato aconteceu no stand Imuniza Jericó, em frente a sede da prefeitura, das 8h00 às 11h00.

Uma estratégia da secretaria conseguiu estimular ânimo e disposição para as crianças participantes, pois as que compareceram ao local, receberam o Certificado de Coragem, como forma de incentivar os menores no ato que ainda causa muito medo e temor.

A secretaria municipal de Saúde informa que as vacinas não são obrigatórias, ou seja, só podem ser aplicadas com o livre consentimento dos pais. Na ausência dos pais é necessário que o responsável leve um termo de autorização que pode ser disponibilizado com o agente comunitário de saúde da localidade de abrangência onde reside, e levar ao local da vacina. Para a vacinação, ainda deve ser apresentado o cartão de vacina da criança, RG caso o menor possua ou certidão de nascimento.

A secretária municipal de Saúde, Cândida Izabel Figueiredo informou que a vacinação estará disponível em breve para as demais crianças que não apresentam comordidades. “A previsão é que na próxima semana, devem ser aplicadas as vacinas nas crianças com 11 anos”, informou.

“Pedimos aos pais que se conscientizem dos benefícios da vacina contra a Covid-19 para que possam proteger os seus filhos. Hoje estamos vivenciando casos de Covid-19 no município de forma leve, e isso respalda a necessidade e importância da vacinação. Juntos iremos conseguir vencer mais essa fase da pandemia. Qualquer dúvida, podem consultar o agente comunitário de saúde de seu bairro”, conclamou Cândida Izabel Figueiredo.

Veja qual a comordidade se encaixa nessa fase de vacinação contra a Covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos, assistindo ao vídeo que está disponível no perfil oficial da prefeitura no Instagram, o @prefeituradejerico